Bem-vindos ao Blog da Academia de Letras Jurídicas da Bahia

Entidade declarada de utilidade pública pela Lei nº 11.307, de 18/12/08.

Endereço da Academia: Rua Alameda Capirimim, n. 14, Graça, Salvador, Bahia, Brasil, CEP 40.150-070 - Tel (71) 3235-8445

Para visitar a página da Academia na Wikipédia: clique aqui



Espaço cultural do TRT5 é inaugurado com homenagem a ex-acadêmico

O mesmo juiz que dá nome à atual sede das varas trabalhistas do TRT baiano, no Comércio, agora também é referência para o novo espaço cultural da Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 5ª Região. Foi inaugurado no final da tarde de ontem o Espaço Cultural Antônio Carlos Araújo de Oliveira, com o objetivo de abrigar eventos diversos, não somente da área jurídica, mas tambémexposições de arte, fotografia, pintura,apresentações musicais e lançamento de livros.

A inauguração do espaço, que se deu com o lançamento do livro Tratado de Direito Material doTrabalho, do juiz e Acadêmico José Augusto Rodrigues Pinto, foi prestigiada com a presença de diversos magistradosdo TRT5, dentre eles os presidentes do Tribunal,desembargador Roberto Pessoa, e da Associaçãodos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região(Amatra 5), juiz Gilmar Carneiro. Também estiveram presentes advogados e servidores do Tribunal, além de familiares do juiz Antônio Carlos Oliveira. Em breve discurso na abertura do evento, o presidente do Regional enalteceu a figura do homenageado, destacando a sua importância como professor. Vocacionado para a atividade acadêmica, o Dr. Antonio Carlos sempre teve participação expressivanas instituições que antecederam a atual Escola Judicial da Magistratura Trabalhista da 5ª Região. Além disso, foi professor das áreas de Direito Previdenciário e do Trabalho em várias instituiçõesde ensino superior. "Carinhoso, amigo, estava sempre pronto a servir com alegria e desprendimento a quemo procurasse, fosse aluno, advogado, servidor, magistrado", reconheceu a diretora da Escola Judicial, desembargadora Vânia Chaves. A desembargadora fez especiais agradecimentosaos familiares do homenageado - à esposa, Dona Terezinha, aos filhos Guilherme e Cristina -, aopresidente do TRT5, por ter viabilizado a reformaque criou o Espaço Cultural, a todos os servidoresque se envolveram no projeto e ao juiz RodriguesPinto, que aceitou o convite para lançar o seu livro, abrindo oficialmente a agenda do local.

No Espaço Cultural, que funciona no 1º andar doEdifício Presidente Médici, em Nazaré, o público teráà sua disposição dois modernos computadores comacesso à internet, além de cerca de quatro mil livrosque pertenciam à biblioteca pessoal do juiz Antônio Carlos Araújo e foram doados pelos seus familiares. Dentre os títulos, figuram obras de autoria do homenageado, reconhecidas pelo alto valor didático, como Teoria Geral do Direito e Direito do Trabalho e Previdência Social.

Notícias